Dicas

Permuta de imóveis: Vantagens e cuidados

 A permuta de imóveis nada mais é do que uma negociação entre o vendedor e o comprador, para a troca de bens equivalentes.

Nesta transação é permitida a troca de casas, apartamentos e terrenos. Caso o valor do seu imóvel não cubra o total da permuta, é permitido pagar a diferença em dinheiro, que é chamado de permuta com recebimento de torna.

Para fazer a permuta, deve ser feito um contrato em escritura pública registrado em cartório, com todos os detalhes desta troca, como valor do imóvel e informações dos negociantes por exemplo, formalizando o acordo de ambas as partes.

A escritura geralmente tem um custo no total do imóvel, converse com um corretor para saber esta porcentagem.

Quais são suas vantagens

  • Isenção do imposto de renda: Esse caso acontece apenas quando a permuta é feita com os imóveis, sem a complementação em dinheiro.
  • Negociação rápida: para quem precisa fazer o acordo o mais rápido possível, a permuta de imóveis é uma boa vantagem.
  • Mudança: Quem foi transferido de uma cidade para outra no trabalho, e precisa de um lugar para morar imediatamente, a permuta acaba se tornando uma opção interessante. Nesse caso a burocracia é menor.

Cuidados

  • Leitura do contrato: o contrato de permuta de imóveis é firmado como escritura pública, por isso é diferente dos demais, observar todos os detalhes com atenção é extremamente importante. Nele consta informações relacionadas a tributos, data de entrega dos imóveis, dentre outras.
  • Legalização dos bens: antes de fazer a permuta, é necessário que os imóveis estejam com a documentação em dia, tanto os seus quanto os da imobiliária. Uma outra dica muito importante é pedir a vistoria do imóvel desejado.
  • Avaliação do imóvel desejado: Caso você tenha escolhido um imóvel com o valor abaixo do seu e não quer ficar em desvantagem, é necessário uma avaliação dos imóveis em negociação. Ela garante que ninguém fique no prejuízo no que diz respeito a preço de mercado.

Outra avaliação que deve ser feita é da liquidez , que determina a facilidade com que o imóvel pode ser vendido ou alugado.

Em resumo, por mais que seja uma negociação rápida e sem muita burocracia, a permuta de imóveis deve ser bem analisada para que não tenha sido uma troca errada no futuro.

Ficou interessado? Se você tem um imóvel e quer saber mais, acesse o nosso site, lá tem diversas opções de imóveis disponíveis para permuta.

leia também: Contrato de locação: Tire todas as suas dúvidas

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *