Dicas

Casas Multifuncionais estão entre as 10 principais tendências de consumo em 2020

Euromonitor International é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado globalmente. Do local ao global e do tático ao estratégico, as nossas soluções de pesquisa dão suporte a decisões sobre como, onde e quando expandir negócios.

E uma delas está o tema relacionado a “Casas Multifuncionais”.
Os ambientes multifuncionais chegaram para ficar, trazendo muitas facilidades, conforto, beleza e praticidade. Para isso, basta integrar alguns cômodos com o objetivo de otimizar o aproveitamento do espaço disponível.

Também é interessante decorar para deixar o uso bastante funcional e rápido, mantendo o cômodo organizado e arrumado, evitando, dessa forma, a desordem e a bagunça, e permanecendo sempre em harmonia e equilíbrio visual.

Criar a integração dos ambientes é vantajoso principalmente em imóveis pequenos, tendo em vista que eles não contam com muito espaço e possuem poucos cômodos. Assim, é possível maximizar o uso de cada cantinho do imóvel.
Para saber mais sobre o assunto e trazer mais funcionalidade para a sua casa, acompanhe a leitura e fique por dentro do tema agora mesmo!

A tendência, hoje em dia, é que os imóveis ofereçam cada vez menos espaço para seus moradores. Com isso, o usuário deve estar preparado para criar ambientes multifuncionais capazes de atender à demanda de uso do dia a dia.

Dessa maneira, deve-se verificar quais formas são mais eficazes na hora de aproveitar melhor o espaço para proporcionar mais funcionalidade e praticidade. Antes de observar como criar ambientes multifuncionais para a sua casa, veja algumas vantagens ao aderir esse sistema de otimização dimensional:

Economia de espaço.
A economia de espaço ocorre, uma vez que se aproveita ao máximo cada cantinho disponível do imóvel. Um móvel feito sob medida, por exemplo, ajuda a otimizar o aproveitamento do ambiente, sendo perfeito para quem busca aderir a economia de espaço a uma decoração bastante bela e funcional.

Assim, uma ótima pedida é a utilização de técnicas que proporcionem esse tipo de vantagem, como os móveis planejados, peças que ofereçam mais de uma função — como o sofá-cama, a mesa de centro que guarda objetos pessoais, o banco que abre e oferece armazenamento interno, entre outras —, ganchos pregados na parede, seja na cozinha ou no corredor para pendurar itens do dia a dia etc. Dessa maneira, além de ter mais espaço em um imóvel pequeno, é possível também criar uma decoração bastante atraente, sofisticada e cheia de personalidade, juntando muita praticidade à beleza.

Aumento de funcionalidade.
Compor mais de um ambiente em um cômodo, como ocorre no caso de uma cozinha americana, por exemplo, é perfeito para quem tem pouco espaço e busca a otimização da funcionalidade no local. Desse modo, é possível aproveitar, com muita praticidade e harmonia, os ambientes pequenos de forma inteligente e eficiente.

Formas de criar lindos ambientes multifuncionais:

Sala junto ao quarto.
É interessante integrar a sala com TV junto ao quarto. Para isso, reserve um espaço para a cama, seja de solteiro ou de casal com criado-mudo do lado. Na frente da cama, pode conter um sofá com um rack para a TV.
No caso de um ambiente realmente muito pequeno, algo que deve ser pensado é quanto à utilização de um sofá-cama. Há muitos no mercado que são bastante confortáveis e belos.

Com o seu uso, é possível ganhar ainda mais espaço. Porém, a escolha mais ideal do tipo de móvel a ser implementado no cômodo deve partir do morador, levando em consideração o seu perfil e preferências.
Uma outra dica muito útil é a aplicação de uma estante perto do sofá ou da cama, uma vez que esse tipo de mobília oferece bastante espaço para armazenar diversos itens, como livros, elementos decorativos, porta-retratos, pastas com documentos, entre outros.

Quarto e home office.
Com o crescimento da tecnologia, muita gente trabalha em casa ou precisa levar o trabalho para casa. Assim, é importante separar um espaço do cômodo para transformar em um pequeno escritório. Esse ambiente home office pode ser implementado no próprio quarto com o uso de uma escrivaninha que ofereça uma estante em sua parte superior e gavetas em sua porção inferior.

Além dela, é preciso colocar uma cadeira confortável e uma luminária que possibilite o uso do espaço de forma agradável com bastante iluminação. Reserve uma área para a cama e um guarda-roupas. Desse modo, é possível criar um ambiente muito funcional e com aproveitamento de maneira inteligente do espaço.

Cozinha com sala.
A sala americana, além de ser um charme, é uma grande solução para quem tem pouco espaço. Por isso, opte por esse tipo de disposição caso seja necessário. A cozinha costuma ficar no canto, contando com uma geladeira, fogão e um armário para armazenar os itens de cozinha. O ideal é apostar nos móveis feitos sob medida para aproveitar cada cantinho do ambiente.

Uma dica é criar um balcão com armários em sua parte inferior. Do outro lado, pode-se colocar bancos altos e ainda evitar a necessidade de uma mesa de jantar e cadeiras — elementos que ocupam bastante espaço.
A sala ficaria na parte seguinte à do balcão, contando com um sofá de dois a três lugares, um rack para a TV e, novamente, em uma estante para ajudar a organizar os objetos pessoais. Vale ressaltar que a estante pode ser feita totalmente pregada na parede, acima do rack, por exemplo. Assim, ganha-se ainda mais espaço.

Varanda com área de jantar.
Transformar a área da varanda em um ambiente gourmet é tendência e um ótimo recurso para quem não tem espaço para montar uma sala de jantar. Assim, se a sua casa conta com uma varanda, uma boa sugestão é utilizá-la também como área de jantar.
Para isso, aposte em uma mesa pequena que seja adequada ao tamanho da varanda.

Uma dica é investir em mesas redondas, que ficam mais charmosas em varandas e pode-se aproveitar melhor o espaço com bancos ao redor. Para deixar a decoração ainda mais especial, pense em implementar no ambiente um jardim vertical, o que deixa a área ainda mais bela e cheia de verde. Desse modo, cria-se um espaço integrado e com bastante elementos que tragam vida, beleza e conforto.

Com essas dicas, fica mais fácil otimizar ambientes pequenos, não é mesmo? Não deixe para depois e comece agora mesmo a deixar a sua casa mais funcional!

Leia também: Imóvel para estudante: saiba como escolher o ideal

Powered by Rock Convert

Um comentário sobre “Casas Multifuncionais estão entre as 10 principais tendências de consumo em 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *