Primeiro imóvelTributos

Comprar imóvel pronto: 5 dicas para fechar um bom negócio

A conquista de um novo lar para chamar de seu é considerado um dos passos mais importantes na vida da maioria dos brasileiros. No entanto, o processo da compra exige paciência, cautela e muitas vezes pode resultar em dúvidas ao longo da pesquisa da aquisição. Para garantir que você feche um bom negócio, compartilhamos cinco dicas essenciais ao comprar imóvel pronto.

1. Defina o tipo de imóvel

O ideal é ter em mente a razão da compra da casa ou apartamento. Por exemplo, se o objetivo é para investir ou morar e também o tempo que vai demorar para entrar no imóvel.  Normalmente, as opções estão alinhadas ao objetivo de quem deseja se mudar mais rápido para o novo lar e quer ter mais segurança ao longo do processo de compra.

Outra dica é colocar no papel tudo que você deseja para a sua nova casa: quantidade de cômodos, posição solar, itens de segurança, vagas de garagem e área de lazer. Vale ressaltar que as preferências devem se adequar ao orçamento estabelecido e o ideal é conseguir alinhar as suas necessidades de acordo com o seu bolso.

2. Atenção a estrutura

Ao decidir comprar imóvel pronto, é fundamental prestar atenção no momento da vistoria.  Para evitar dores de cabeça, o ideal é contar com a ajuda de um profissional corretor de imóveis para avaliar cada detalhe da futura moradia.

Durante a visita, verifique se há a presença de infiltrações, problemas na hidráulica e elétrico, além de outros detalhes como rachaduras e vazamentos. Contudo, se valer a pena investir, mesmo com alguns “problemas” no imóvel, busque negociar o valor com o atual proprietário, uma vez que será você quem consertará os problemas da nova casa.

3. Localização estratégica

O endereço da sua nova residência é um dos pontos mais importantes na hora de definir a compra do imóvel. Desta forma, ao decidir comprar imóvel pronto, estude a região e veja se está compatível com a sua rotina e orçamento. Em outras palavras, não adianta encontrar uma opção com preço ótimo, mas se a localização irá trazer prejuízos ao seu bolso e sua qualidade de vida no futuro.  

Outra recomendação é avaliar a segurança, tanto nas ruas quanto com a que é proporcionada pela casa ou condomínio em que deseja morar.

4. Custos de comprar imóvel pronto

É sabido que os imóveis prontos possuem valores mais altos em comparação aos na planta. Além de serem normalmente mais caros, eles também exigem uma porcentagem maior de entrada para o financiamento.

Em primeiro lugar, o ideal é que, ao pensar em comprar uma casa, você elabore um planejamento financeiro que leve em consideração todos os custos relacionados ao processo de negociação.

À primeira vista, mesmo que não haja necessidade de reformas no início, é válido lembrar que um imóvel pronto (principalmente se for mais antigo) está propenso a apresentar problemas com mais frequência em relação àquelas opções na planta. Portanto, para evitar surpresas desagradáveis, inclua os gastos com manutenção no seu planejamento e deixe uma quantia reservada para possíveis imprevistos.

5. A importância do corretor de imóveis

Sem dúvida, a principal diferença entre o imóvel pronto e na planta é a segurança durante a negociação. Porém, é claro que isso não diminui a atenção redobrada na hora de analisar a documentação.

Contudo mesmo que no primeiro instante pareça que a burocracia dos imóveis prontos possa parecer maior, não esqueça que é justamente esse diferencial que evitará problemas após a negociação. Outro ponto que ajuda garantir maior segurança ao comprar imóvel pronto, é contar com o apoio de um profissional corretor de imóveis.

Todavia, antes de assinar o contrato, avalie com o corretor e certifique-se de que todos os documentos estejam em ordem e de que não há dívidas em aberto por parte do antigo proprietário. Dessa forma, você evita futuras dores de cabeça e prejuízos.

Gostou das nossas dicas e está à procura de um novo lar? Fale com nossos consultores (48) 99664-0088.

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *